O Santos enfrentou um início desafiador no Campeonato Paulista, sofrendo algumas derrotas consecutivas. No entanto, a reviravolta veio com uma emocionante vitória sobre o São Paulo no último sábado. Um dos pontos mais brilhantes dessa campanha é o desempenho do atacante Guilherme, que veste a camisa 11 e lidera a tabela de artilheiros da competição.
Após seis rodadas do Paulistão, Guilherme se destaca como o principal goleador, tendo marcado sete gols até agora. Os jogadores mais próximos de ameaçar a liderança do atacante santista são Daniel Amorim, do Velo Clube, e Talles Magno, do Corinthians, ambos com quatro gols cada. No entanto, se Guilherme mantiver o ritmo, ele pode quebrar uma sequência de uma década no campeonato.
O Santos, que não conquista um título há nove anos e teve desempenhos irregulares recentemente, mostra um histórico positivo no Paulistão. A última vez que um jogador do clube terminou como artilheiro isolado da competição foi há exatos dez anos.
Em 2015, ano em que o Santos foi campeão após uma final contra o Palmeiras, Ricardo Oliveira liderou o ataque santista e se tornou o artilheiro máximo com 11 gols. Desde então, o clube não teve um artilheiro isolado na competição.
Em 2019, o Santos teve um jogador que dividiu a artilharia com outros atletas. Jean Mota marcou sete gols, o mesmo número de Guilherme em apenas seis rodadas, resultando em um empate na liderança. Além do santista, Rafael Costa (Botafogo-SP), Diego Cardoso (Guarani) e Ytalo (Red Bull Brasil) também marcaram sete vezes.